sábado, 21 de abril de 2012

Obesidade e sobrepeso em adolescentes


O sobrepeso e a obesidade em crianças e adolescentes têm se constituído em importante fator de preocupação na área da saúde publica. Primeiramente porque o excesso de peso e de gordura corporal nos jovens aumenta o risco de os adultos apresentarem sobrepeso ou obesidade. Segundo, em razão de o sobrepeso e a obesidade em idades precoces estarem associados ao aparecimento e ao desenvolvimento de fatores de risco que podem predispor aos adultos à maior incidência de distúrbios metabólicos e funcionais. Terceiro, em consequência de o sobrepeso e obesidade no adulto resultarem de comportamentos e hábitos inadequados quanto à dieta e à atividade física incorporados na infância e na adolescência de difícil modificação (Guedes, 1998).
Ainda segundo o autor, vários fatores associados aos aspectos alimentares e de prática da atividade física dos jovens podem contribuir para o aumento na prevalência do sobrepeso e da obesidade na adolescência. Com relação aos aspectos alimentares, coincidindo com o inicio da adolescência, o jovem passa a apresentar maior suscetibilidade à propaganda consumista das indústrias alimentícias, maiores oportunidades para consumir alimentos de elevado valor calórico fora de casa e maior capacidade para influenciar os alimentos a serem consumidos em casa. Quanto à atividade física, a aquisição de hábitos sedentários, traduzidos pela prática passiva de ocupação do tempo livre, mediante substituição de atividades lúdicas envolvendo esporte e esforços físicos mais intensos por diversões eletrônicas, parece ser a principal responsável pelo declínio na demanda dos adolescentes.
O jovem com excesso de peso e de gordura corporal demonstra ser mais resistência à pratica de atividade física em razão de sua reduzida capacidade de realização de trabalho muscular. Em parte, isso pode ser explicado porque os que apresentam sobrepeso ou são obesos evitam esforços físicos mais intensos. Contudo, ao se envolver com rotinas adequadas de exercícios físicos, prescritas e orientadas de acordo com a condição de maior peso corporal, sua capacidade de desempenho físico tende a se elevar paulatinamente, oferecendo condições para que seja possível tornar seu cotidiano mais ativo fisicamente (Guedes, 1998).

Nenhum comentário:

Postar um comentário